jul 05

Documentação de Projetos – Arquitetura da Informação

Arquitetura da Informação, Documentação Deixe um Comentário

Voltando a falar sobre o modo como realizo as documentações dos meus projetos vou falar um pouco sobre AI. A AI é a documentação do projeto que define a estrutura das paginas de um projeto, assim como o fluxo de navegação de cada pagina, definindo a importancia dos elementos em cada pagina.

Inicialmente quando defino a Arquitetura da Informação de uma pagina começo por definir, quais serão as paginas que esse projeto deve conter já tendo pelo menos um noção do conteudo que o cliente irá enviar, o que cada pagina dessa deve conter, e qual é a hierarquia que existe entre essas paginas.

Vamos facilitar um pouco as coisas com um exmplo simples:
Supomos que em um determinado projeto, todas as paginas devem ter o menu, localizado de forma vertical ao lado esquero do conteudo e um rodapé, com as informações necessarias localizada no final da pagina, portanto já sabemos o que todas as paginas devem ter alem do conteudo e o posicionamento desses elementos na pagina.

Esse projeto, por exemplo, um site de uma agencia de desenvolvimento deve conter a home, uma pagina falando sobre a empresa, uma pagina para contato com a empresa e uma pagina com os projetos já realizados por essa agencia. Essa pagina de projetos deve ter internamente a ela paginas com um descritivo completo para cada projeto, portanto temos uma estrutura parecida com essa:

Home
Sobre
Projetos
Projeto 1
Projeto 2
Projeto 3
Contato

Sabemos tambem que a pagina home deve conter os ultimos projetos realizados por ordem decrescente de datas (do mais novo para o mais antigo) e que a pagina da empresa deve ter alem do texto apresentativo algumas fotos da agencia e ao final desse apresentação uma mensagem do presidente.

A pagina de contato deve ter um formulario para contato e alguns telefones para setores especificos da empresa logo a baixo.

Temos então um exemplo de arquitetura da informação de um projeto de desenvolvimento para web, com isso, alem de evitar duvidas sobre a futura localização das paginas e dos elementos na pagina frente ao cliente se torna bem mais facil a confecção do wireframe e do layout, que são os proximos itens da serie.

Deixe uma resposta