dez 20

Fim do Leilão 3G

Mobile Deixe um Comentário

Com vendas acima do esperado e ágio médio de 90%, a Anatel encerrou hoje, quinta feira, o leilão das licenças da terceira geração de telefonia celular. A operadora que mais adquiriu licenças foi a Claro, que garantiu presença da tecnologia em todo território nacional, fechando contrato nas 9 áreas colocadas a disposição para leilão, assumindo o compromisso de desembolsar 1,4 bilhão de reais para cobrir toda a área, alem dela as outras duas principais operadoras, Tim e Vivo, também garantiram praticamente a totalidade da cobertura em territorio nacional, os demais lotes foram vendidos principalmente para as operadoras que já atuavam nas regiões.

A estratégia da Anatel de colocar numa mesma região áreas de grande interesse comercial e áreas de pouco interesse comercial, como o caso de São Paulo que pertence a mesma região de estados como Amazonas e Amapá, teve como objetivo garantir que a tecnologia chegue a todos os estados brasileiros.

A entrada inesperada da Nextel também contribuiu para que os valores do leilão ficassem acima do esperado, não querendo perder áreas de cobertura as maiores operadoras, Claro, Tim, Vivo, Oi, CTBC, Brasil Telecom e Telemig, aumentaram os lances no primeiro dia do leilão chegando a um ágio recorde de 274%.

Após o insucesso na disputa da primeira região pela Nextel a companhia teve de rever sua estratégia e deixar a agressividade de lado, decidindo mirar a quinta subfaixa que deverá ser ofertada pela Anatel em 2008. Com a baixa sofrida pela Nextel os ágios diminuíram nos dias seguintes de leilão.

Deixe uma resposta