maio 25

Plano de Negócios: Sumário Executivo e Anexos

Empreendedorismo, Plano de Negocios 3 Comentários bp_banner

Finalmente chegamos ao último artigo da série sobre Plano de Negócios, enquanto você escrevia seu plano de negócios você pesquisou muito sobre sua empresa ou a empresa que irá criar, pesquisou o mercado, os competidores, avaliou seus fornecedores, traçou estratégias de negócio e de produtos, você obteve uma excelente base para fazer com que sua empresa cresça mais e melhor, agora é a hora de rever todos esses dados para compor o Sumário Executivo do seu Plano de Negócios.

Sumário Executivo

O sumario executivo é o primeiro capítulo do seu plano de negócios, porém para escrevê-lo você precisa já ter conhecimento de tudo que será abordado no plano de negócios como um todo, por isso esse capítulo deve ser o último a ser redigido. O sumário executivo é parte mais importante do seu plano de negócios, ele será responsável por sintetizar todas as informações contidas no mesmo e deverá convencer o seu leitor a continuar lendo o seu plano de negócios seja qual for o objetivo dele, além disso, é o capítulo do seu plano de negócios que deve ser escrito de forma mais objetiva, clara e concisa.

Dados da Atividade da Empresa

Você deve começar seu sumário executivo com uma apresentação clara da sua empresa e dos produtos e/ou serviços que ela oferece, esse texto deverá contemplar informações sobre o que é seu negócio, os principais produtos e serviços oferecidos, seus principais clientes, em um texto objetivo contendo todas essas informações. Ao final desse texto é importante mostrar por meio de uma tabela os indicadores de lucratividade da sua empresa obtidos no capítulo de Analise Financeira. Você não precisa informar como chegou nesse valores pois essas informações estarão presentes no capítulo específico, apenas seus resultados finais.

Dados dos Empreendedores

Além de resumir a informações sobre a atividade da sua empresa, você também deve passar uma noção clara e resumida sobre quem são os envolvidos nessa empresa, essas informações podem ser encontradas no capítulo de Descrição da Empresa nesse capítulo você inseriu um currículo dos integrantes da equipe gerencial da sua empresa, agorá você precisa resumir esse currículo na forma de uma descrição textual desses empreendedores.

Dados do Empreendimento

Ainda no capítulo de Descrição da Empresa, você definiu a estrutura legal da sua empresa, também é importante que essas informações estejam presentes no seu sumário executivo para que seu leitor saiba imediatamente com que tipo de empresa está lidando e possa decidir prontamente se é o tipo de empresa na qual ele deseja investir ou participar, caso esse seja o objetivo do seu plano de negócios. Demonstre aqui também qual o capital inicial investido da sua empresa e quais serão as fontes de recursos da sua empresa.

Missão, Visão e Valores

Missão, Visão e Valores não são apenas frases de efeito localizadas atrás do balcão de atendimento do hall de entrada da sede da sua empresa, muito pelo contrário, eles dizem muito sobre sua empresa e são excelentes quando é preciso saber onde sua empresa está situada e quais são seus objetivos para o futuro.

Missão

A missão da sua empresa deve informar por que sua empresa existe, o que ela se propões a fazer e porque, um exemplo disso é a declaração de missão da Petrobras: “Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nos mercados nacional e internacional, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.”

Visão

É onde sua empresa deseja estar em um determinado período de tempo, deve ser objetiva e não genérica e acima de tudo deve ser possível no espaço de tempo definido, incluir uma visão de empresa impossível de se realizar faz com que sua empresa deixe de ter um rumo definido real e comece a trabalhar sem um objetivo definido, além de desmotivar toda a equipe gerencial da sua empresa e seus funcionário caso essa visão não seja alcançada. Novamente utilizamos como exemplo a Petrobras que tem como declaração de visão para 2012 a seguinte “Seremos uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida pelos nossos públicos de interesse”.

Repare que o tempo e claramente definido (2012) e seu objetivo também é bastante claro (estar entre as cinco), um  erro de declaração de visão nesse ponto seria afirmar algo do tipo “estar entre as melhores” sem definir exatamente em qual posição exatamente você pretende estar, essa seria uma declaração de visão genérica que não motivaria sua empresa a correr atrás de seus objetivos.

Valores

É um conjunto de declarações que tem por objetivo definir os valores éticos e morais da sua empresa, não é somente um e portanto pode ser divido em sub-tópicos, como por exemplo comprometimento com o meio ambiente, comprometimento com os clientes, comprometimento com a qualidade, respeito, transparência, orgulho, dentre outros, cada um desses devendo ser descritos e não apenas citados.

Anexos

Para finalizar, os anexos, eles são qualquer documento que você acredite que possa trazer relevância ao contexto do seu plano de negócios e que portanto devem ser anexados ao final do mesmo. Nesse ponto, podem se enquadrar os documentos de abertura da sua empresa, pesquisas de terceiros sobre o setor e ramo de atividade na qual sua empresa está inserida, orçamentos de fornecedores, pesquisas de concorrência, além de muitos outros.

Conclusão Final

Se você pensa que acabou está muito enganado, você desenvolveu seu plano de negócios, um conjunto de estratégias e dados sobre sua empresa ou a empresa que deseja abrir, mas não pode se esquecer de que essa empresa é um organismo vivo e que sofrerá modificações com o passar do tempo, esse plano de negócios deve ser frequentemente revisto para que dados novos sejam incorporados e outros sejam corrigidos, e a primeira vez que você deverá fazer essa revisão deve ser imediatamente após concluir seu plano de negócios, apos incluir o última paragrafo volte ao começo do seu plano de negócios e faça uma revisão completa do mesmo, com certeza a medida que foi desenvolvendo seu plano de negócios novas informações forma surgindo e parte dessas informações que deveria ser incluída em partes já desenvolvidas foram deixadas de lado, esse é a hora de incluí-las.

Terminou de revisar? Revise de novo. Apenas quando você tiver certeza de que seu plano de negócios atingirá por completo seu objetivo será a hora de colocá-lo em prática, envie para seus sócios, distribua cópias para seus funcionários, envie para os possíveis investidores e parceiros, você acabou de planejar, agora é a hora de por a mão na massa e fazer sua empresa crescer no mercado. A mim só me resta desejar o mais absoluto sucesso no seu processo de empreendedorismo, e não se esqueça se falhar tente novamente.

3 respostas para “Plano de Negócios: Sumário Executivo e Anexos”

  1. aline disse:

    não entendi o que é anexos?

    • Paulo Eduardo disse:

      Ola Aline,

      São quaisquer outros documentos que você pode incluir junto com seu plano de negócios, uma pesquisa relacionada a área de atuação de sua empresa, umas pesquisa com relação aos seus competidores, uma pesquisa pública de aceitação do seu produto, até mesmo o contrato social da sua empresa se esse for o caso.

  2. joatan silva disse:

    Boa, tarde.
    Mesmo ja tendo feito plano de negocios anteriormente, nos parece que sempre sera o primeiro e o vejo com grande paixão, pois este é o ponta pé inicial para o que nos move, que são nossos sonhos e ambições.
    Vamos a pergunta: estou a meio de rascunhos de um projecto(plano de negocios), e este possui 4 fases(produtos), seria preciso somente citar os 3 outros produtos e dar uma pequena previa do que seriam? ou terei que pormenorizar cada fase?
    Obrigado.
    joatan- vitoria esp santo.

Deixe uma resposta